Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

logo-fehoesg-dark

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

OMS alerta que 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Email
Print

Conheça as principais doenças oculares acompanhadas pelo SUS

As doenças oftalmológicas – ou doenças oculares – podem ocorrer por diversos motivos, desde causas genéticas até hábitos de vida. Algumas enfermidades, a médio e longo prazo, podem acarretar problemas na visão e, em diagnósticos mais graves, até levar à cegueira. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, sendo que a maioria dos casos poderiam ser evitados – entre 60% e 80% – ou dispõem de tratamento. No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual.

As principais doenças oculares acompanhadas pelo SUS são:

Erros de refração

Refração é o fenômeno em que um feixe de luz atravessa as diferentes estruturas do globo ocular, chegando até a retina, para a formação de uma imagem, que será enviada ao cérebro. O erro refrativo ou vício de refração acontece quando a luz não chega com nitidez à retina. As causas conhecidas são: tamanho do globo ocular, irregularidades na córnea e opacidade dos meios ópticos. Entre os diagnósticos mais comuns, estão:

  • Miopia – Quando os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não conseguem enxergar claramente os objetos que estão longe.
  • Hipermetropia – Quando o olho é menor do que o normal, cria uma condição de dificuldade para que o cristalino (espécie de “lente” que está localizada atrás da pupila) focalize na retina os objetos próximos ao olho.
  • Astigmatismo – Quando diferentes curvaturas na córnea formam a imagem em planos diferentes, o que ocasiona a distorção.
  • Presbiopia – Também chamada de “vista cansada”, é mais comum após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe.
Catarata

Perda progressiva da transparência do cristalino (lente natural do olho) causada por uma “opacidade”. É responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, mas pode ser corrigida. O envelhecimento é a causa mais comum no surgimento da catarata no olho. O diagnóstico é clínico, realizado durante consulta oftalmológica e o tratamento é basicamente cirúrgico e bastante eficaz.

Glaucoma

É uma doença caracterizada por um grupo de condições relacionadas a danos ao nervo óptico e perda do campo visual, geralmente associada ao aumento da pressão intraocular. É a maior causa de cegueira irreversível no mundo. O tratamento para o glaucoma é feito inicialmente com colírios que diminuem a pressão intraocular, mas ainda não existe cura.

Retinopatia diabética

É uma complicação da diabetes mellitus, sendo a maior causa de cegueira em pessoas ativas no mercado de trabalho.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

É uma doença degenerativa que atinge a mácula, uma pequena parte central da retina, responsável pela visão de detalhes.

Os principais sintomas para as doenças oculares, que devem servir de alerta assim que surgirem, são:

  • Visão embaçada;
  • Tremor nos olhos;
  • Dificuldades de se adaptar à luz;
  • Olhos vermelhos;
  • Olhos lacrimejando.

Nem sempre esses sintomas estão relacionados a problemas graves, mas em caso de desconforto, é fundamental procurar auxílio médico especializado para tratar e prevenir possíveis complicações.

Alguns cuidados diários e hábitos saudáveis podem prevenir o desenvolvimento de possíveis doenças oculares. São eles:

  • Cuidado com a exposição excessiva às telas de TV, computador e smartphone: ficar muito tempo em frente às telas pode causar ressecamento dos olhos, cansaço visual e distúrbios do sono;
  • Cuidado com o sol: o uso de óculos de sol reduz a exposição dos olhos aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta;
  • Evite coçar os olhos: isso pode causar irritações, lesões oculares ou até problemas na córnea. Em clima seco, hidrate os olhos com colírios lubrificantes;
  • Cuidado com o uso excessivo de colírios: automedicação deve ser evitada. Corticóides são particularmente preocupantes pelo risco de induzirem ao glaucoma e à catarata;
  • Durma no mínimo 8 horas por dia: dormir pouco pode causar irritação nos olhos e cansaço visual;
  • Tenha uma alimentação balanceada: uma alimentação rica e diversificada, incluindo vegetais verdes escuros e legumes, peixes e sementes, fornece vitaminas benéficas para o funcionamento da retina;
  • Cuidado com produtos muito próximos aos olhos: produtos químicos, maquiagens e tinturas podem causar irritação e alergias nos olhos e nas pálpebras;
  • Sempre retire a maquiagem dos olhos antes de dormir.
  • Procure ajuda médica caso perceba anormalidade na visão: o diagnóstico precoce evita complicações. Realize consultas regulares para avaliar a qualidade da visão e atualizar o grau dos óculos, se necessário.

Fonte: https://www.gov.br/saude