Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

logo-fehoesg-dark

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Parcerias com o setor público são resposta para sistema mais sustentável no Brasil

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Email
Print

Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Estadão Blue Studio
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
29 de outubro de 2022 | 06h00

Como melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS)? Diante dessa pergunta, especialistas reunidos em um dos painéis do Summit Saúde & Bem-Estar 2022 foram consoantes ao apontar a importância crescente de convênios e parcerias entre o setor público e organizações que prestam serviço privado para oferecer mais qualidade e tratamentos mais avançados aos usuários do SUS.

“Temos um sistema de saúde que envolve a parte pública e a particular. Não é possível que elas caminhem em paralelo, sem se cruzarem. É preciso ter troca e transparência”, afirma Ana Maria Malik, médica e coordenadora da FGV Saúde.

A visão é compartilhada pelo presidente do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), Flávio Clemente Deulefeu, para quem a troca de conhecimento tem de estar no centro dessas parcerias e convênios. “Ampliar o acesso é trabalhar em rede, cada um no seu papel, compartilhando a sua expertise. Mas para construir essas parcerias, é preciso duas coisas: confiança entre os dois lados e propósito alinhado”, ressaltou Deulefeu.

Os convênios entre o Einstein e o sistema público, que envolvem 28 unidades de saúde em São Paulo e em Goiás, são exemplos bem-sucedidos. O médico Leonardo Rolim Ferraz, diretor do Hospital Municipal M’Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch, gerido pelo Einstein, destacou a importante atuação, durante a pandemia, da unidade, onde 6.000 pacientes foram tratados. “Passamos de 20 para 200 leitos em apenas dois meses, e isso só foi possível por conta dessa parceria.”

Outro exemplo da importância do apoio das organizações ao sistema público é o serviço de teleatendimento, via Proadi-SUS, que já beneficiou 30 mil pessoas, permitindo a conexão de especialistas do Einstein com a população da Região Norte do País. Antes, muitos desses pacientes precisavam se locomover por até cinco dias de barco para uma consulta. “Dá para fazer mais e melhor por meio de inovação e convênios, mesmo com todas as limitações que o sistema nos impõe”, afirma Ferraz.

Entre os obstáculos, estão entraves para a expansão de projetos regionais, segundo o secretário de Saúde do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais da Saúde (Conass), Nésio Fernandes de Medeiros Junior. “Para transformar iniciativas regionais em nacionais, há pressões políticas e econômicas, além da necessidade de aprovações de diferentes esferas do governo.”

Ferraz destaca, no entanto, que não é preciso esperar o avanço das políticas públicas ou uma mudança no sistema: “É possível cada um assumir a sua responsabilidade e promover equidade em saúde por meio de ações concretas”.