Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

logo-fehoesg-dark

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Governo de Goiás promove ações para enfrentamento às doenças renais crônicas

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Email
Print

Programação diversificada da SES inclui exames na Ceasa, orientações para estudantes da rede estadual de ensino e para profissionais de saúde, com o objetivo de alertar a população quanto à prevenção, sinais e sintomas dos problemas nos rins.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES–GO), realiza, de 6 a 17 de março, a campanha Governo de Goiás contra Doença Renal, com atividades alusivas ao Dia Mundial do Rim, que este ano traz como tema “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”. O objetivo da iniciativa é divulgar informações sobre os problemas nos rins, com foco na prevenção, no diagnóstico e tratamento precoces.

Caminhoneiros, agropecuaristas, funcionários e visitantes da Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO) serão contemplados com o evento Circuito Saúde. A ação, programada para 9 de março, das 7h30 às 15h30, vai contar com dosagem de creatinina sanguínea (exame essencial para avaliar a saúde renal), teste multiparâmetro de urina, teste rápido de ISTs, aferição de pressão, glicemia e IMC, consultas orientativas com profissionais da área e com nutricionistas, rodas de conversa sobre alimentação saudável, saúde dos rins e autocuidado em saúde e, ainda, aplicação de auriculoterapia e homeopatia contra a dengue.

Governo de Goiás promove ações para enfrentamento às doenças renais crônicas: iniciativa tem foco na prevenção, no diagnóstico e tratamento precoces

Alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual também vão ser inseridos na programação, com videoaulas, ministradas nas escolas, sobre a prevenção da doença renal crônica. As aulas foram editadas com ilustrações e linguagens específicas às faixas etárias, para ampliar o entendimento das informações e, consequentemente, a prevenção da doença.

Entre as ações estão ainda videoaulas, transmitidas ao vivo pelo site do Telessaúde GO, com conteúdo atualizado sobre nefrologia e ministrado por mestres e doutores da área. As aulas estarão disponíveis para todos os profissionais de saúde e alunos das universidades. Os interessados poderão acessar o link abaixo com informação dos palestrantes e meio para assistir às palestras: https://tele.medicina.ufg.br/Sistema/Teleducacao/AoVivo.

Do dia 13 a 17 de março serão promovidas palestras audiovisuais nas escolas, elaboradas pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), das 8h às 14h, com abordagem às formas de prevenção, sinais e sintomas das doenças renais crônicas.

Dia D da campanha
O Dia Mundial do Rim, instituído pela Sociedade Internacional de Nefrologia e Federação Internacional de Fundações do Rim, é comemorado na primeira quinzena de março. Neste ano, o Dia D da campanha acontece na próxima quinta-feira (9/3), em todo o país. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a prevalência da Doença Renal Crônica (DRC) no mundo é de 7,2% para indivíduos acima de 30 anos e 28% a 46% em indivíduos acima de 64 anos. No Brasil, estima-se que mais de 10 milhões de pessoas tenham a doença. Em Goiás, a média de pessoas em hemodiálise era de 4.510 pacientes, até fevereiro de 2023.

A DRC é uma doença silenciosa, que só começa a manifestar sintomas quando o rim funciona abaixo de 40% da sua capacidade de filtração e eliminação das substâncias nocivas ao organismo. Como consequência, a sobrevivência dessa pessoa passa a depender de hemodiálise, diálise peritoneal e, em último caso, transplante renal. Entre as causas dessas doenças, destacam-se a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, predisposição familiar e tabagismo.

Fonte: https://www.saude.go.gov.br