Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

logo-fehoesg-dark

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Fehoesg integra o Programa de Avaliação de Kits de Diagnóstico de Covid-19

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Email
Print

A Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Fehoesg) agora faz parte do Programa de Avaliação de Kits de Diagnóstico para SARS-CoV-2 (Covid-19). Trata-se de um projeto nacional, que conta com a participação de instituições e de grandes laboratórios de todo o País que se uniram para a avaliação de kits de diagnóstico de Covid-19 disponíveis no mercado brasileiro.

A presidente da Fehoesg, Christiane do Valle, destaca que a participação da Federação neste programa, que foi criado pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), revela a força do setor de laboratórios de análises goianos.

O projeto visa principalmente dar uma referência aos setores público e privado sobre o desempenho, confiabilidade e eficácia de kits disponíveis e registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tanto para o uso hospitalar quanto para testagens massivas, através de diferentes tecnologias, como testes rápidos imunocromatográficos, POCT (Point of Care), ELISA, fluorimetria e PCR-RT.

Controle de qualidade externo

Laboratórios vinculados à Fehoesg vão seguir protocolos técnicos de avaliação criados pelas sociedades científicas e baseados na análise de amostras laboratoriais. A validação da qualidade desses testes possibilita informações preciosas, tanto para o acesso a tratamentos quanto para a elaboração de dados epidemiológicos que permitem ações de saúde pública mais assertivas.

A presidente da Fehoesg observa que o programa proporciona um controle de qualidade externo dos kits usados, principalmente, na rede privada, pois os exames feitos na rede pública já contam com esse controle realizado pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade. Segundo ela, esse trabalho é de grande importância, especialmente, durante a pandemia, pois proporciona maior segurança aos atendimentos.