Ferramenta está disponível em três idiomas e informa datas de aplicação das vacinas
O ConecteSUS Cidadão foi desenvolvido pelo Governo Federal para que os brasileiros tenham acesso facilitado ao histórico clínico. Pelo aplicativo ou acesso web é possível conferir, entre outras funções, o comprovante de vacinação contra a Covid-19, com as datas de cada aplicação, e saber se já é hora de tomar as doses de reforço.
É importante ficar atento ao período do ciclo vacinal: a primeira dose de reforço, recomendada para pessoas com mais de 12 anos de idade, deve ser aplicada quatro meses depois da segunda dose ou dose única. Já a segunda dose de reforço, no momento, é recomendada pelo Ministério da Saúde para a população acima de 40 anos de idade e trabalhadores da saúde, independentemente da idade.
O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 está disponível no aplicativo em português, inglês e espanhol e apresenta os dados cadastrais do vacinado, bem como dados de autenticação.
Veja abaixo o passo a passo para acessar os dados de vacinação na ferramenta:
- Crie conta na plataforma gov.br;
- Baixe e acesse o app;
- Preencha os dados com CPF e a senha criada na plataforma gov.br;
- Clique na aba “Vacinas”;
Assim, é possível checar todos os registros de vacinação, com cada data de aplicação. Role a página para baixar o Certificado Nacional e/ou a Carteira Nacional de Vacinação.
Página principal do aplicativo do ConecteSUS Cidadão. Aqui é possível acessar serviços como medicamentos dispensados, resultados de exames laboratoriais e outros serviços oferecidos pelo SUS.
Tomei a vacina, mas dados não constam no app
Os critérios, estratégias e prioridades para a Campanha de Vacinação são definidos de forma tripartite, entre União, estados e municípios. Após a vacinação, os gestores locais são responsáveis pelo envio das informações para a base de dados do Ministério da Saúde.
O ConecteSUS recebe as informações que são lançadas pelos estabelecimentos de saúde nos sistemas informatizados de vacina. O Ministério da Saúde orienta procurar a unidade de saúde do atendimento para verificar se as informações já foram lançadas no sistema.
Dose de reforço
O mais recente levantamento feito pelo Ministério da Saúde revela que mais de 69 milhões de brasileiros não tomaram a primeira dose de reforço contra a Covid-19. A Pasta reafirma a importância de completar essa etapa do ciclo vacinal, aumentando a imunidade contra a doença. Estudos mostram que a estratégia de reforçar o calendário vacinal contra o coronavírus aumenta em mais de cinco vezes a proteção contra casos graves e óbitos pela Covid-19.
Fonte: https://www.gov.br/saude