Material elaborado pelo Ministério Público do Estado de Goiás traz orientações sobre acompanhamento de gestantes
A superintendente de Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos Pereira, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), participou da solenidade de lançamento da cartilha Parto Seguro, elaborada pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO).
A cartilha traz orientações sobre parto seguro e violência obstétrica, e servirá para conscientização das gestantes sobre os direitos em relação ao processo reprodutivo.
A publicação também faz abordagem à indução aos partos cesarianos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o país que mais faz esses partos no mundo é o Brasil, com uma taxa de cerca de 55%.
Inicialmente, foram editados 5 mil exemplares da cartilha, e mais 15 mil já estão em produção. A distribuição deverá ser feita por meio da rede de assistência dos municípios em todo o Estado, de forma que o conteúdo seja trabalhado tanto na atenção básica quanto na rede hospitalar.
Também estiveram presentes no evento de lançamento da cartilha, integrantes do MPGO e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde de Goiânia, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da rede hospitalar pública de assistência à mulher.
Veja a cartilha ‘Parto Seguro’
Fonte: https://www.saude.go.gov.br