Estão disponíveis cerca de 10 mil vagas na plataforma da UNA-SUS
O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), lançou o curso “Cuidado em Situações Frequentes de Dor”. As inscrições podem ser feitas até dia 27 de abril, na plataforma UNA-SUS. A carga horária é de 30 horas e há cerca de 10 mil vagas direcionadas para profissionais de saúde, gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e demais interessados nas temáticas abordadas.
A capacitação faz parte do programa “Cuidado nas Queixas Comuns no Atendimento à Demanda Espontânea” na APS, que possui cinco módulos de cargas horárias independentes. O aluno poderá obter a certificação de cada curso concluído individualmente ou da carga horária total do programa (180 horas).
A habilitação aborda os principais mecanismos fisiopatológicos da dor e suas vias de neuromodulação. Aos participantes, será ensinado como manejar casos de pessoas com as principais síndromes dolorosas na APS, com acesso aos recursos para avaliação de risco e vulnerabilidades relacionados às demandas espontâneas, bem como a organização do processo de trabalho das equipes de Atenção Primária.
Confira as temáticas a serem abordadas no curso:
– Avaliação de risco e vulnerabilidades;
– Organização do processo de trabalho das equipes de Atenção Primária para o atendimento à demanda espontânea;
– Medidas de promoção e prevenção das situações frequentes de dor;
– Definição e fisiopatologia da dor;
– Dor aguda versus dor crônica;
– Avaliação e Entrevista clínica;
– Manejo farmacológico e não farmacológico da dor aguda;
– Manejo da dor crônica;
– Principais queixas álgicas na Atenção Primária à Saúde: cefaleia, dor abdominal aguda, dor de ouvido, dor de garganta, dor lombar, dor torácica, dor miofascial.
Fonte: https://www.gov.br/saude