Na noite da última terça-feira (8), a Presidente da Fehoesg e do Sindilabs-GO, Christiane do Valle, realizou um bate-papo com o Padre Marcos Rogério (@padremarcos), da Paróquia Nossa Senhora da Assunção (@paroquiaassuncao). O tema da conversa foi a ciência e a fé durante a pandemia de Covid-19.
O padre iniciou sua fala afirmando que o novo coronavírus não é uma escolha de Deus, é uma consequência dos atos humanos. Segundo ele, a dinâmica de Deus é sempre de misericórdia e bondade.
“Do ponto de vista religioso, a pandemia fez com que as pessoas percebessem que não possuem controle de tudo. Assim, surge o medo, a insegurança e uma volta para Deus”, explicou.
O religioso também não vê um conflito entre religião e ciência neste momento. “A fé e a ciência não estão brigando, estão se comunicando. Um cientista pode ser a pessoa mais inteligente do mundo, mas, sem Deus, a descoberta de uma vacina não vai acontecer”.
Porém, ele não acredita em grandes mudanças no comportamento humano após a pandemia e cita como exemplo as festas, praias lotadas e cidades turísticas cheias, mesmo sem uma forma de controlar o vírus.
“O pior vírus não é esse, que não temos controle sobre ele. O pior vírus é o egoísmo, a fofoca, pensar só em mim e não ter a ousadia de cuidar do outro. Como vai ser depois? Como na gripe espanhola, que depois todo mundo esqueceu? A gente vai dar mais atenção para os idosos? Para a gente?”, questiona.
Por fim, ele deixou um conselho para aqueles que buscam conforto e esperança nestes momentos difíceis. “Tenha fé e ousadia em abandonar-se em Deus. Aquilo que eu posso fazer, sou eu que vou fazer, mas aquilo que é Deus, é deixá-lo fazer. Não perder a esperança, os sonhos e os projetos, além da necessidade de lutar”.
Você pode conferir a live completa pelo canal no Youtube da Fehoesg: bit.ly/2R9IxGA.
Aproveite e se inscreva no canal para acompanhar nossas próximas lives.
#Fehoesg #ciênciaereligião #fé #covid19 #pandemia #live #pemarcosrogerio