Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

logo-fehoesg-dark

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Entidades questionam Ipasgo sobre não liberação de tomografias em finais de semana

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Email
Print

A diretoria da Fehoesg, Sindhoesg, Sindimagem, Sindilabs-GO, Associação Médica de Goiás (AMG) e Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego) enviaram um ofício à presidência do Ipasgo questionando o instituto sobre a falta de autorização de tomografias computadorizadas durante os sábados e domingos. A tomografia computadorizada é considerada um exame essencial para o diagnóstico e a prescrição do tratamento de Covid-19 em muitos casos suspeitos da doença.

Mas, o que tem ocorrido é que os médicos não conseguem a autorização do exame nos finais de semana. O pedido é encaminhado ao Ipasgo, mas a resposta sobre a liberação só acontece na segunda-feira, o que pode comprometer todo o atendimento aos beneficiários do instituto.

No ofício, as entidades questionam o presidente do Ipasgo, Hélio José Lopes, sobre essa burocracia na liberação de um exame tão importante durante a pandemia e adianta que esse processo pode colocar em risco a vida dos pacientes. As entidades representativas dos prestadores de serviços de saúde aguardam uma resposta do Ipasgo.

 

 

Carta nº 001/2020 – Entidades Representativas dos Prestadores de Serviços
 

Goiânia, 27 de julho de 2020
 

Ilustríssimo Senhor
Doutor Hélio Jose Lopes
Presidente, do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás – IPASGO
Av. 1 º Radial, nº 586 – Setor Pedro Ludovico, Goiânia/GO.
Cep.: 74.820-300

 

Assunto: Exames de Imagem não autorizados em finais de semana.
 

Senhor Presidente,
 

Vimos por meio deste, após o registro de inúmeras reclamações por parte de nossos filiados, federados e associados, tentarmos entender qual o motivo deste conceituado Instituto, que possui o maior número de beneficiários/usuários do Estado, não autorizar, ou no momento não estar autorizando, a realização de exames, como Tomografia Computadorizada, para seus usuários em
finais de semana???


Estamos vivendo um momento inexplicável na área da saúde devido a essa pandemia, sabemos que existem inúmeras dificuldades, mas entendemos que o médico terá maior precisão em diagnosticar um paciente com os sintomas de Covid-19 com o resultado de uma tomografia em mãos. A realização deste exame, em muitos casos, tem se mostrado essencial para proporcionar maior confiança a todos que fazem parte do processo, agilizando e assegurando maior precisão ao diagnóstico e, consequentemente, ao tratamento necessário.

Mas infelizmente, quando o profissional solicita o exame de tomografia durante os finais de semana, o mesmo é reportado para autorização de auditoria do IPASGO, sendo que a resposta só é liberada na segunda-feira, o que compromete a sequência do atendimento ao paciente.


Como sabemos que o Instituto é um excelente plano de saúde, que preza por sua equipe de profissionais credenciados, acreditamos que, infelizmente, possa estar ocorrendo alguma falha no sistema. Por isso, solicitamos uma resposta com a maior brevidade possível sobre este problema, pois pacientes podem perder a vida por falta de um diagnóstico preciso e uma medicação responsável.


Contamos com seu apoio para solucionarmos este problema. Afinal, nossos profissionais da área da imagem, hospitais e médicos, não podem ser responsabilizados por atitudes unilaterais deste Instituto.


Aguardamos sua resposta para que juntos possamos informar aos prestadores de serviços credenciados.


Atenciosamente,


Representantes dos Prestadores de Serviços de Saúde
FEHOESG, SINDIMAGEM, AMG, SINDILABS, SIMEGO e SINDHOESG