Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

logo-fehoesg-dark

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Enfermagem no contexto das hepatites virais é tema de novo curso da UNA-SUS, com 50 mil vagas

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Email
Print
Capacitação faz parte das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde para eliminação das hepatites virais até 2030

Estão abertas as matrículas para o curso online “A Enfermagem no Contexto das Hepatites Virais”, voltado a profissionais de enfermagem, mas também aberto a demais interessados no tema. As inscrições seguem até 29 de novembro de 2023. Após a matrícula, o início do curso é imediato. No total, estão disponíveis 50 mil vagas.

A capacitação é uma oferta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – instituição integrante da Rede UNA-SUS, e fruto da parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (SVSA/MS).

O curso possui 40 horas-aula. Os enfermeiros serão apresentados aos conceitos de políticas de saúde para ampliar o acesso à prevenção, rastreio, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de grupos sociais vulneráveis, além de elementos sobre o enfrentamento das hepatites virais, considerando o processo saúde-doença nos grupos sociais de seus territórios de atuação.

Eliminação das hepatites virais até 2030

O Brasil é signatário da proposta da Organização Mundial de Saúde para eliminar as hepatites virais como problema de saúde pública até 2030. O objetivo é reduzir em 90% as novas infecções e 65% a mortalidade por esses agravos. Nesse contexto, a capacitação da enfermagem para o cuidado às pessoas com hepatites virais é uma das estratégias.

A enfermagem é uma área estratégica, com atuação direta na elaboração, implementação, ampliação e gestão das políticas públicas no Sistema Único de Saúde (SUS), em virtude do seu potencial multiplicador e articulador junto às equipes, em todos os níveis de atenção, principalmente na Atenção Primária à Saúde (APS).

Fonte: https://www.gov.br/saude