Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

logo-fehoesg-dark

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Cursos para profissionais que atuam em programas de residências estão com inscrições abertas até 30 de setembro

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Email
Print

Iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês busca contribuir para o fortalecimento dos programas no País

Três qualificações voltadas para instituições e profissionais que atuam em programas de residências em saúde estão com inscrições abertas até esta quarta-feira (30). A iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), busca contribuir para o fortalecimento dos programas no País.

Confira as qualificações disponíveis:

Coordenadores e equipes de programas de residência médica terão acesso a tutoria síncrona por videoconferência, com discussão acerca das fragilidades e possíveis planos de ação factíveis à realidade da instituição. A tutoria será selecionada de acordo com os programas de residência a serem submetidos às comissões, sua categoria ou especialidade. Os tutores acompanharão a equipe por meio de reuniões semestrais. A carga horária do curso é de 14 horas.

Aborda as principais premissas da legislação da residência médica e as diretrizes de formação por matrizes de competência, por especialidades, além de questões éticas e de bioética do profissional visitador. Serão trabalhadas de forma prática tutorada, o preenchimento e avaliação do instrumento de avaliação institucional e do instrumento de avaliação de programas, com atividade simulada de vistorias e resolução de conflitos. A carga horária do curso é de 40 horas. Público-alvo: Médicos especialistas.

Possibilita que coordenadores e equipes de programas de residência médica tenham acesso à orientação sobre preenchimento do instrumento de Planejamento e Controle da Produção (PCP), tutoria síncrona por videoconferência e exercício simulado da avaliação do documento produzido. A tutoria será selecionada de acordo com os programas de residência a serem submetidos às comissões, sua categoria ou especialidade. Os tutores acompanharão a submissão dos programas novos à CNRM/CNRMS, identificando potências e desafios que possam ser mitigados para favorecer a formação dos profissionais.  A carga horária do curso é de 18 horas. Público-alvo: Coordenadores de equipes de programas de residência médica.

Fonte: https://www.gov.br/saude