Coordenação Ciclos de Vida da Superintendência de Vigilância em Saúde orienta profissionais a incentivarem e instruírem mães desde do pré-natal ao puerpério
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Coordenação Ciclos de Vida, aproveita a campanha Agosto Dourado para capacitar profissionais de saúde na instrução do aleitamento materno, indicado como alimentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida e de manutenção da amamentação até, pelo menos, 2 anos de idade.
Nessa capacitação, a SES-GO programou uma série de seminários virtuais com especialistas. Todas as quartas-feiras, vários temas serão abordados, sobre a importância do aleitamento para a criança e para a mãe.
Na quarta-feira (09/08), a palestrante Thayná Bueno, doula e consultora de amamentação, falou sobre fisiologia básica da amamentação e como apoiar o aleitamento pré-natal e puerpério (período pós-parto). Trata-se de orientações para dar apoio aos profissionais que vão ajudar as mães, principalmente, a tirarem dúvidas que, muitas vezes, atrapalham a amamentação.
Este ano, o tema do Agosto Dourado é Apoie a Amamentação: Faça a Diferença para Mães e Pais que Trabalham. O objetivo é dar visibilidade às necessidades – e obstáculos – de mães e pais trabalhadores no que diz respeito à amamentação.
O Ministério da Saúde (MS) recomenda aleitamento exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e continuado até os 2 anos ou mais, com a introdução orientada de alimentos saudáveis, temas também abordados nos seminários.
CRONOGRAMA
Confira os próximos seminários e clique neste link para participar
16/08 (14h30) – Condições especiais das mamas e mamilos e lactentes com necessidades especiais. Palestrante: Anna Cecília da Silva Rodrigues, fonoaudióloga, técnica da SES-GO.
23/08 (14h30) – Extração manual e armazenamento de leite para o retorno ao trabalho. Palestrante: Renata Machado Leles, bioquímica, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual da Mulher (Hemu).
30/08 (14h30) – A alimentação complementar e a importância da manutenção do aleitamento materno. Palestrante: Marília Mendonça Guimarães, professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Fonte: https://www.saude.go.gov.br