Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Webinar apresenta guia sobre materiais de uso em saúde de base nanotecnológica

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Email
Print

Encontro será na quinta-feira (10/8), às 10h

A Anvisa irá realizar, no dia 10 de agosto (quinta-feira), um webinar para lançar e divulgar o Guia de Avaliação de Segurança Biológica de Materiais de Uso em Saúde de Base Nanotecnológica.  

O avanço da nanociência e da nanotecnologia nos últimos anos tem oportunizado o desenvolvimento e a difusão de produtos à base de nanomateriais em diferentes campos do conhecimento. Na área biomédica, os resultados têm sido promissores, mas também têm causado preocupações a respeito da segurança biológica desses “nanoprodutos”. 

Por isso, a Anvisa elaborou um guia com diretrizes regulatórias sobre o tema. O objetivo é racionalizar o planejamento e a avaliação de segurança biológica desses produtos.  

Para participar do evento, basta clicar no link abaixo, no dia e horário agendados. Não é preciso fazer cadastro prévio.             

Dia 10/8, às 10h – Webinar – Apresentação do Guia de Avaliação de Segurança Biológica de Materiais de Uso em Saúde de Base Nanotecnológica 

Saiba mais 

Muito se tem discutido sobre o modelo regulatório global aplicado à avaliação de produtos de base nanotecnológica, delimitado pelo princípio da precaução e por uma abordagem do tipo caso a caso. Tal condição flexibiliza o processo de análise, mas também amplifica sua subjetividade, comprometendo sua previsibilidade. 

Assim, com a atualização da regulação de dispositivos médicos e com o avanço de temáticas importantes relacionadas à inovação e aos riscos decorrentes da sua ação no organismo humano, foi proposta a elaboração de diretrizes regulatórias estruturadas sob a forma de um guia. 

O documento foi construído sob bases técnicas, científicas, legais e normativas. Sua estrutura foi organizada em cinco seções, que contemplam desde aspectos relacionados à contextualização do uso da nanotecnologia em materiais de uso em saúde até atributos técnicos de interesse no âmbito da avaliação de segurança biológica. 

Após a sua publicação, o guia irá receber contribuições, por meio de consulta pública, pelo prazo de 120 dias. O documento tem caráter orientativo e pretende disseminar o conhecimento sob uma perspectiva regulatória, com o objetivo de: 

– reduzir as assimetrias informacionais; 

– viabilizar espaço para a interlocução, aproximação e colaboração entre partes interessadas nessa temática (Academia, especialistas, setor regulado); 

– fortalecer e amadurecer o conhecimento técnico-científico plural no âmbito da nanotecnologia aplicada à saúde – que, na prática, também se converterá no aperfeiçoamento e na atualização do próprio guia, enquanto produto não acabado de um conhecimento ainda em construção. 

O guia é produto do mestrado acadêmico cursado pela servidora Camila Gonçalves Moreira, especialista em regulação e vigilância sanitária lotada na Gerência de Tecnologia de Materiais de Uso em Saúde (Gemat) da Anvisa.  

Entenda 

Nanociência: ciência que tem como objetivo projetar, controlar e modificar materiais em nível quase-microscópico (mesoscópico, ou seja, em uma escala de tamanhos intermediária entre o macroscópico e o microscópico), o que lhe possibilita influir nas propriedades dos materiais. Dessa maneira, são produzidos “materiais inteligentes” para todo tipo de aplicações. 

Nanotecnologia: conjunto de atividades ou mecanismos que ocorrem em uma escala extremamente pequena, mas que têm implicações no mundo real. Esses mecanismos estão além da percepção do olho humano e operam em uma escala chamada nanométrica (um nanômetro é a bilionésima parte de um metro). 

Fonte: https://www.gov.br/anvisa