A presidente da Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (FEHOESG) e do Sindicato dos Laboratórios de Análises e Banco de Sangue do Estado de Goiás (Sindilabs-GO), Christiane do Valle, foi designada pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) para representar a saúde suplementar nacional durante a retomada da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS). O evento acontece em Brasília nos dias 12 e 13 de abril.
O MNNP-SUS é um fórum paritário que envolve gestores, gestores de serviços e trabalhadores do SUS. Foi criada através da Resolução nº 52, de 6 de maio de 1993, do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e retomada pela Resolução CNS nº 229, de 7 de maio de 1997. Após um período de continuidade, a mesa se tornou permanente em 2003 com a publicação da Resolução CNS nº 331, de 4 de junho.
Ao longo de 14 anos de atividades contínuas, o MNNP-SUS se estabeleceu como um instrumento valioso para a Gestão do Trabalho no âmbito do SUS, consolidando novos protocolos – documentos que formalizam acordos estabelecidos pelos membros da mesa e fornecem orientações para os processos relacionados à Gestão do Trabalho e aos trabalhadores do SUS. No início de 2019, a MNNP-SUS teve suas atividades paralisadas.
A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) coordena as atividades da MNNP-SUS.
Em 13 de março de 2023, o CNS aprovou a Resolução nº 708, que ” dispõe sobre a reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde “. O MNNP-SUS recomeça suas atividades com uma nova estrutura e um número maior de membros, além de estabelecer metodologias de trabalho a serem adotadas para condução e implementar uma agenda a ser desenvolvida nos próximos anos.