Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

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Participe da pesquisa sobre cultura de segurança do paciente em hospitais

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Formulário para avaliação nacional já está disponível para todos os hospitais do país

Os estabelecimentos hospitalares do país já podem participar da Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. A avaliação é realizada por meio da aplicação do E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar, um sistema eletrônico para avaliação válida, rápida e confiável da cultura de segurança do paciente (CSP). 

O período da avaliação será de 15 de março a 31 de dezembro deste ano. A pesquisa é coordenada pela Anvisa, pelo Grupo de Pesquisa QualiSaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs) das Vigilâncias Sanitárias (Visas) de estados e do DF. Os NSPs têm o papel de coordenar localmente a atividade, estimulando a liderança e os profissionais de saúde de sua instituição a responder o questionário. 

A cultura de segurança do paciente é considerada um importante componente estrutural dos serviços de saúde. Ela favorece a implantação de práticas seguras e a diminuição da ocorrência de eventos adversos, ou seja, dos danos aos pacientes causados por falhas durante a assistência. 

A avaliação faz parte da preparação para as comemorações do “Abril pela segurança do paciente”. Neste ano, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) também irá completar 10 anos de formalização.  

Sobre o questionário  

O sistema permite a profissionais de saúde o preenchimento e o envio automático de questionários, gerando indicadores referentes às 12 dimensões da CSP. Essas dimensões incluem tópicos como a frequência de eventos adversos (EAs) notificados, percepção de segurança e trabalho em equipe.  As dimensões contemplam, também, expectativas e ações da direção ou supervisão da unidade, comunicação sobre erros identificados, além de informações sobre o apoio da gerência do serviço para a segurança do paciente, entre outros.  

O relatório de cada hospital é produzido em tempo real, conforme os profissionais respondem ao questionário, por e-mail ou com o uso de tablets e smartphones. Isso facilita o retorno aos interessados e contribui para a promoção imediata de intervenções de melhoria nos serviços.    

Todas as informações enviadas no questionário são sigilosas. Portanto, não serão divulgados, em nenhum momento, os nomes do serviço avaliado, do responsável pela avaliação e dos profissionais respondentes.    

Por que é importante medir a cultura de segurança do paciente nos serviços de saúde? 

  • Para medir as condições organizacionais que podem levar a possíveis danos em pacientes. 
  • Para diagnosticar o nível de cultura de segurança do serviço de saúde e os possíveis riscos. 
  • Para possibilitar o benchmarking (análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor) interno e externo e a evolução das intervenções de segurança do paciente que estão sendo adotadas pelos profissionais do serviço de saúde. 
  • Para acompanhar a evolução da CSP ao longo do tempo, assim como a notificação de incidentes. 

Avaliação permanente   

A avaliação nacional foi realizada em 2019 e 2021. A meta para 2023 é a participação de 35% dos hospitais com leitos de UTI (cerca de 700 hospitais de todas as regiões do Brasil), conforme previsto no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021-2025. A intenção, porém, é que todos os hospitais do país possam participar da avaliação.  

Em 2023, além da Anvisa, as coordenações estaduais, municipais e distrital dos Núcleos de Segurança do Paciente irão gerenciar a ferramenta, por esfera de gestão. A medida irá possibilitar a emissão de relatórios com dados agregados em tempo real (estaduais, distrital, municipais e regionais).   

É fundamental que os gestores dos hospitais apoiem a realização dessa avaliação e também participem como respondentes. Após a avaliação, é importante que cada hospital implemente um plano de ação a partir dos dados encontrados e inicie o processo de melhoria em seu serviço de saúde. Por isso, os gestores do hospital precisam ser sensibilizados sobre a importância dessa avaliação e dos ciclos de melhoria que serão implementados a partir desses resultados locais. 

Acesse o formulário da avaliação de 2023

Acesse também o Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021-2025.  

Saiba mais:  

Avaliação Nacional da Cultura de Segurança do Paciente em Hospitais-2021 

Infográfico 

Plano de Ação para a Melhoria da Cultura de Segurança do Paciente 

Fonte: https://www.gov.br/anvisa