Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

logo-fehoesg-dark

Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás

Laboratórios goianos concluem a primeira análise do Programa de Avaliação de Kits de Diagnóstico para a Covid-19

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
Email
Print

A primeira análise do Programa de Avaliação de Kits de Diagnóstico para SARS-CoV-2 (Covid-19) feita por laboratórios goianos acaba de se concluída com sucesso. Realizada com o apoio da Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Fehoesg), a avaliação de kits de testes da empresa Nutriex foi feita pelo Sigma Laboratório Clínico e pelo IMD – Instituto de Medicina Diagnóstico.

A partir de protocolos técnicos de avaliação elaborados pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), os laboratórios analisaram e aprovaram a qualidade dos kits. A validação representa um controle de qualidade externo dos kits usados, principalmente, na rede privada.

A participação de laboratórios de Goiás no Programa de Avaliação de Kits de Diagnóstico para SARS-CoV-2 (Covid-19) que avalia, por exemplo, a sensibilidade dos testes, foi uma conquista da Fehoesg e revela a força do setor de laboratórios de análises goianos. Anunciada no final de maio pela presidente Christiane do Valle, essa participação tem também o apoio do federado Sindicato dos Laboratórios de Análises e Banco de Sangue do Estado de Goiás (Sindilabs-GO) e da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde).

O Programa de Avaliação de Kits de Diagnóstico para SARS-CoV-2 (Covid-19) é um projeto nacional, que conta com a participação de instituições e de grandes laboratórios de todo o País que se uniram para a avaliação destes kits disponíveis no mercado brasileiro.